Abi Header 01
Abi Header 02 Abi Header Hover 03
Abi Header 04

Edilberto MendesABI internacional, um sonho apaixonado

Quando Carlos Borges e eu pensamos em trazer a ABI para dentro do Focus Brasil, deparamos com um desafio muito maior que o sonho. O nosso convite a Mauricio Azedo, o então presidente da organização, foi recebido com tanto entusiasmo, que sentíamos ali o nascimento de uma organização nossa, nos moldes e padrões da poderosa entidade que representava e que lutou contra ditaduras e apoiava o crescimento da imprensa fora do Brasil.

Nós entendemos que precisávamos nos juntar para discutir os nossos problemas, principalmente os de representatividade.

A criação da ABI- INTER na Florida, em 2007, foi um salto de importância para a imprensa brasileira comunitária, para obter a dignidade e o respeito de nossa comunidade na luta em defesa dos mais altos princípios do jornalismo, na defesa da liberdade de imprensa e contra todas as formas de cerceamento à livre informação, lições que aprendemos com o Mestre Azedo, um entusiasta da imprensa comunitária, alternativa, ou como alguns gostam de definir, "nanica".

A ABI-INTER foi criada para apoiar os seus membros, seus associados, operários da notícia e da informação.

Ao escolher Roberto Lima como o seu primeiro presidente, por razões óbvias, percebemos que criamos uma organização que tem como função básica de aglutinar a mídia comunitária para discutir desde as tendências, os valores e a importância do dia-a-dia de uma comunidade ávida de desejo de estar bem informada e ligada nos valores brasileiros.

A ABI-INTER é uma organização criada com a finalidade de representá-lo como classe, como cidadão e como veículo de informação em prol do crescimento da comunidade brasileira no exterior.

Aqui, além da breve explanação de como a ABI-INTER foi criada e a sua importância em nossas vidas, profissionais de comunicação, segue também um convite, um apelo para que você, que faz parte mídia de sua comunidade, para que se junte a nós e fortaleça conosco os laços da informação

Edilberto Mendes
Decano do jornalismo nos EUA, um dos idealizadores e fundadores da ABI-INTER













Jornalista Lucas Mendes, homenageado do jornal The Brasilians no Brazilian International Press Awards, fala da importância da notícia local no mundo globalizado.

Login